1 de maio de 2011

Prefeito Bevialcqua Matias tem audiência com o Governador Ricardo Coutinho e assina convênio na área habitacional




O  governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã desta sexta-feira (29), três ações de oferta de moradia para famílias de baixa renda. A solenidade, que ocorreu nas dependências do Palácio da Redenção, em João Pessoa, contou com a presença do Prefeito Bevilacqua Matias, da Secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Matias e do Coordenador dos Programas Sociais Wagner Colaço. Na ocasião, o governador declarou que pretende estabelecer um diálogo franco e aberto              com os municípios do Estado para que a Paraíba entre no caminho certo do desenvolvimento e melhore seus indicadores sociais. 

Ricardo ressaltou que a política habitacional deverá ser uma das prioridades de sua gestão. Além disso, o governador informou que políticas direcionadas ao trabalhador rural também deverão ter atenção especial, já que o Estado está há anos em dívida com esta categoria. Na Ocasião também se fez presente a ministra Inês Magalhães, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. 

“Mesmo neste inicio de caminhada, sabemos dos grandes desafios que a Paraíba tem no setor de habitação. Neste momento, devemos deixar de ser meros expectadores, para sermos coordenadores dos processos habitacionais, dialogando com os municípios sobre as responsabilidades e deveres dos programas de habitação para a população de baixa renda. Também precisamos nos direcionar para as necessidades do trabalhador rural, com quem o Estado tem uma enorme dívida. É preciso direcionar políticas publicas para o setor que vem sendo deixado de lado”, frisou Ricardo.  



Cerimônia – Durante o evento, o governador Ricardo Coutinho, acompanhado da ministra Inês Magalhães, da presidente da Cehap Emília Correia Lima e de prefeitos e parlamentares, lançaram o Programa de Habitação Rural. O objetivo é a construção de cerca 800 unidades habitacionais voltadas para as comunidades rurais de baixa renda, através da parceria entre Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e o Ministério da Integração.  



Ao final da solenidade, no salão azul do Palácio, Bevilacqua Matias, Luciana Matias e Wagner Colaço, foram recebidos pelo Governador Ricardo, onde foi apresentado várias solicitações para o município de Juazeirinho, entres eles as contemplações dos Programas ProJovem Trabalhador, Programa Cidadão, Programa de Habitação Rural com 40 unidades, para erradicar as casas de taipas existentes na zona rural, entre outros.   



Segundo a ministra da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, é preciso debater sobre as políticas públicas de habitação rural, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Para ela, este é um momento importante no que diz respeito à política nacional de habitação, por isso, é preciso empregar todos os esforços e instrumentos disponíveis para que a população de baixa renda tenha moradia própria.  



“Tanto o ex-presidente Lula, como a então presidente Dilma, se esforçaram para vencer o desafio da habitação para todos. Eles puseram a habitação na agenda principal. Temos a certeza que Ricardo, cujas políticas são semelhantes às da presidente Dilma e do                 ex-presidente Lula, fará muito pela Paraíba”, ressaltou a ministra.  



Cooperação entre Estado e municípios – O governador também assinou Acordo de Cooperação do Estado com os Municípios paraibanos dentro do Programa “Minha Casa, Minha Vida” – Sub 50 e PSH, destinado aos municípios com populações inferiores a 50 mil habitantes. O acordo beneficiará, inicialmente, 61 municípios paraibanos entre eles o município de Juazeirinho nos projetos habitacionais relacionados ao programa. Com a adesão desses municípios à parceria oferecida pelo Governo Ricardo Coutinho, o Estado passará a ajudar, não somente na questão da contrapartida, mas também na disponibilização de acompanhamento e fiscalização técnica dos projetos habitacionais que deverão envolver, inicialmente, convênios para construção de                 2.500 unidades habitacionais. 

O Prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, diz que “O Programa Habitacional do Estado da Paraíba foi muito bem elaborado pela presidente da CEHAP, Emília Correia Lima, por isso é preciso assumir as responsabilidades pela habitação, quando outras instâncias deixarem o tema de lado, o Governador Ricardo com mais esta ação inovadora se mostra ser um parceiro muito importante, precisamos do apoio do Governo e da sociedade para avançar”, finalizou. 



Fonte: agitaparaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário