O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu na noite de quarta-feira (20), no Palácio da Redenção, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), e oficializou proposta de firmar um Pacto pelo Desenvolvimento Social, com a instituição da contrapartida solidária.
O objetivo é elevar positivamente os indicadores sociais na saúde, educação e desenvolvimento humano no município.
O governador propôs a realização de um mutirão de cirurgias eletivas em parceria com a prefeitura para efetivação de especialidades como neurologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia.
A proposta também foi feita pelo prefeito Veneziano e o próximo passo é reunir representantes das secretarias de Saúde do Estado e de Campina Grande para planejar a ação conjuntamente nos hospitais públicos e conveniados de Campina Grande.
De acordo com Ricardo Coutinho, a partir do Pacto do Desenvolvimento Social será possível potencializar as ações nos municípios e promover mudanças nos índices sociais, com a prática de medidas simples.
“Sei que as coisas caminham nos municípios e independentemente das questões políticas, estou determinado em firmar parcerias com municípios para Paraíba funcionar melhor”, ressalta.
Ricardo também propôs que a prefeitura de Campina assuma efetivamente o atendimento a baixa e a média complexidade como determina o Pacto Federativo, como forma de desobstruir a porta de entrada da urgência no Hospital Regional. Veneziano ressaltou as dificuldades do município por referenciar vários outros municípios de Paraíba.
No ofício encaminhado ao prefeito, o governador propõe a implantação da Central de Regulação de Internações dos leitos hospitalares vinculados ao SUS; a implantação de um Centro de Atenção Integral à Saúde com ofertas de consultas e exames e o aumento de exames de biopsia, coleta de material para exame citológico, mamografia, histeroscopia, entre outros.
Na área da educação básica o governador propõe a abertura de turmas em regime de dois turnos, a oferta em 2011 de 400 vagas em creches e de mais 250 na pré-escola. A medida visa diminuir índices preocupantes, a exemplo da distorção idade-série, que no Ensino Fundamental na Zona Urbana do município chega a 40,2% e também os de reprovação, que chega a ser superior a 20% e de abandono, de 15%.
Propostas
O prefeito Veneziano entregou um ofício ao governador com 12 propostas nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico, saúde e apoio a eventos turísticos. Dentre as solicitações do prefeito estão à construção de uma relação institucional com a Cagepa, a realização de obras de esgotamento sanitário em oito bairros do município, a implantação do projeto Multicultural do antigo Cine Captólio, cessão de parte da área do II Batalhão da Polícia Militar para interligar a Avenida Almeida Barreto, inclusão de Campina Grande no mutirão de Cirurgias Eletivas e apoio financeiro para o Maior São João do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário