26 de março de 2011

Vila produtiva rural em Monteiro terá escola, posto de saúde e oficinas


Dentro do Projeto de Integração do rio São Francisco - Eixo Leste será instalada, no municipio de Monteiro, a Vila Produtiva Rural Lafayette, que será construída na comunidade do Pau D'arco, a 5 quilômetros da sede do municipio. Para esta VPR serão remanejadas 30 familias de agricultores residentes na área por onde passa o canal do Eixo Leste do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Técnicos do Ministério da Integração Nacional já estiveram no ano passado em Monteiro, com a prefeita Edna Henrique. A prefeita assinou um termo, pelo qual o municipio se compromete a receber e manter os equipamentos comunitários que serão construídos na VFR: uma escola modelo e um posto de saúde, além de oferecer aos assentados uma série de oficinas e palestras. A previsão é de que as obras de construção da VFR sejam iniciadas nos próximos dois meses.

A VFR Lafayette abrigará 30 famílias, já cadastradas pelo Ministério da Integração. Cada família será contemplada com uma área de 5 hectares e uma casa. Dos 5 hectares, 1 será irrigado. A produção será voltada para os produtos da agricultura familiar, de forma agroecologica, como alface, pimentão e tomate, além de culturas agrícolas tradicionais do Cariri, como o feiião e o milho. Os agricultores também serão contemplados com um kit de irrigacão por gotejamento.

Impulso para a economia

A prefeita Edna Henrique visitou recentemente o canteiro de obras e uma VPR que está sendo concluída na comunidade de Campos, no vizinho municipio de Sertânia. "A chegada da transposicão representa um grande passo para o fortalecimento econômico de Monteiro e do Cariri. E a Vila Produtiva Rural é um belo exemplo de programa social, mantendo o trabalhador no seu habitat e, ainda mais, produzindo", ressalta a prefeita.

O jomalista Simonon Matos, especialista em Desenvolvimento do Semiárido pela UFCG, comenta: "Nos municípios pernambucanos de Custódia e Sertânia, as obras do Proieto de Integração do São Francisco tem proporcionado um considerável crescimento econômico e o mesmo deverá ocorrer em Monteiro e outros municípios paraibanos, brevemente. Além dos empregos gerados, da locação de imóveis e veículos, os municípios do Cariri ganharão substancial receita de ISS".

Projeto Vila Produtiva Rural

Familias paraibanas residentes em área onde estão sendo construídos os canais da transposição vão ser remanejadas para cinco unidades do Projeto Vila Produtiva Rural (VPR). A medida faz parte do Programa de Reassentamento das Populações na faixa de obras do Projeto de Integração do rio São Francisco.

Nas vilas, além do setor residencial. os assentados também vão contar com setor produtivo de até um hectare irrigado, destinado ã produção agropecuária, de acordo com a vocação da comunidade.

Na Paraiba, segundo informações do secretário executivo de Agricultura Familiar do Estado, Alexandre Eduardo de Araújo, vão ser construídas cinco vilas, sendo uma no Eixo Leste, na região do Cariri paraibano, e quatro no Eixo Norte do Projeto de Integração, no Sertão da Paraíba.

Alexandre Araújo acrescentou que cada VPR deve ser vista como um local de exercicio da cidadania e não de confinamento de pessoas no meio do mato. "A VPR deve ser dotada com rede de esgoto, energia elétrica, posto de saúde, escola, espaço de lazer e áreas destinadas ao comércio e à construção de templos religiosos", explicou.

Alexandre Araújo revelou que o Governo do Estado vai estimular a instalação de agroindústria para processar a produção e agregar renda. "Vamos trabalhar para que os habitantes destas comunidades formadas por familias que estão sendo remanejadas da área onde estão sendo construídos os canais da transposição tenham acesso a linhas de crédito para a produção agrícola", enfatizou.

As familias assentadas também receberão assistência técnica, tanto do Ministério da Integração Nacional, como do Governo do Estado, através da Emater, para capacitá-las a produzirem de maneira sustentável, com rentabilidade e consolidando práticas socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário